Causas e soluções para água ferrosa

20.fev.2018

Fique atento se a água que sair de suas torneiras estiver com cor ou cheiro diferentes. Mas a solução para o problema pode ser bastante simples

 

O que caracteriza a água potável?

Água Potável é aquela que atende ao padrão de potabilidade determinado pela Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, a fim de não oferecer riscos à saúde. A água que abastece nossas casas chega através de fontes naturais como poço artesiano ou tratada das companhias de saneamento. Porém, a partir do cavalete de entrada a responsabilidade pela qualidade da água se torna nossa. Devemos, por exemplo, manter as caixas d’água devidamente limpas. Se o problema não está na caixa d’água, pode estar no encanamento! Por acaso você já encontrou aquela água meio amarela, meio laranja? Isso é sinal de que sua água está contaminada por excesso ferro e/ou manganês.

Por que tratar a água?

Estudos em animais demonstraram que excesso de manganês no organismo pode provocar alterações no cérebro e levar à impotência. Por exemplo, o excesso de ferro na água pode levar à formação de colônias de ferrobactérias que, apesar de não apresentarem riscos à saúde, provocam a coloração avermelhada na água. Isso pode manchar suas roupas e louças. Os prejuízos são vários quando nos encontramos nessa situação. Além dos já citados, temos uma diminuição da vazão, devido ao entupimento das torneiras e chuveiros, que leva ao aumento do consumo de água.

Como tratar?

Existem algumas maneiras de solucionar esse problema. A mais radical seria a substituição de todo o sistema de tubulação (obra, barulho, sujeira, paredes quebradas…). Outra alternativa, mais interessante, é usar aditivos na água a fim de eliminar essas “sujeiras” e prevenir o reaparecimento delas.

A Ação Consultoria Ambiental trabalha com um produto atóxico reconhecido no mercado e testado por diversas fontes de pesquisa em nível internacional, o Econox. Esse produto devolve a cor natural à água, ajuda a tirar a crosta de ferrugem que se forma no encanamento (devolvendo, assim, a vazão original dos canos) e cria uma proteção para que esse efeito não ocorra mais.

Para realizar esse trabalho, a Ação Consultoria Ambiental faz a avaliação técnica das instalações, os cálculos necessários para a utilização da dosagem correta e o monitoramento periódico da qualidade da água por meio de análises técnicas no local e em laboratório.

Se seu condomínio ou empresa precisam de tratamento de água, podemos fazer uma avaliação técnica para você. Entre em contato pelo telefone (41) 3029-6798, pelas nossas redes sociais ou mande um e-mail para comercial@acaoconsultoriaambiental.com.br.