Resíduos Eletrônicos – Brasil é o 7º maior produtor mundial

20.dez.2018

Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo

 

Um estudo recente realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), Global E-Waste, classificou o Brasil como o 7º maior produtor de resíduo eletrônico no mundo. O estudo aponta, ainda, que a maior quantidade de resíduos é a partir de celulares, tablets e computadores. O Brasil produz cerca de 1,5 toneladas de lixo eletrônico por ano, e somente 3% é descartado da forma correta.

O mais preocupante desse dado é o fato de que esses resíduos contêm, em sua maioria, componentes químicos tóxicos ao meio ambiente. Portanto, seu descarte incorreto é prejudicial ao planeta.

Quais as consequências?

Um forte exemplo do perigo do mau descarte desse tipo de resíduo são os cartuchos e toners de impressoras .  Sua decomposição pode liberar gás metano (CH4), que é um gás potencializador do efeito estufa, altamente inflamável e tóxico. Dessa forma, a tinta dos cartuchos pode contaminar o solo e o lençol freático.

O estudo traz, ainda, informações sobre a taxa de reciclagem desse tipo de resíduo. Em 2016, somente 20% do lixo eletrônico recolhido foi reciclado. Grande parte desses resíduos é composta de metais recuperáveis, tais como cobre, platina, ouro entre outros. Não reciclá-los impacta num prejuízo de cerca de 55 milhões de dólares na forma de material.

 

 

 Dentre os principais impactos ambientais do descarte incorreto de lixo eletrônico estão:

  • Tempo de vida útil dos aterros sanitários MENOR:

Os componentes do lixo eletrônico costumam ter um tempo de decomposição natural muito grande (tal como vidro e plástico). Portanto, uma vida útil menor.

  • Possível contaminação por metais pesados:

Circuitos e placas eletrônicas apresentam quantidades significativas de mercúrio, chumbo e cádmio em sua composição. Estes são elementos químicos altamente poluentes e tóxicos, que afetam as qualidades do solo e da água. Assim, há contaminação por esses metais pesados. 

 

Para um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conte com uma equipe especializada.

 

A Ação Consultoria Ambiental atua há 13 anos no ramo ambiental, com vasta experiência. Por isso, nossa equipe é muito capaz de ajudá-lo a solucionar seus problemas ambientais! Além disso, ajudamos a prevenir esses problemas, visando o cuidado com o meio ambiente em sincronia com as melhores soluções econômicas para os clientes.

Para isso, entre em contato através do e-mail comercial@acaoconsultoriaambiental.com.br, pelos telefones (41)3029-6798 em Curitiba e região, (48)99619-4926 para o litoral de Santa Catarina, ou pelas nossas redes sociais.