MAIS 5 HÁBITOS QUE VOCÊ DEVE ADOTAR PARA MINIMIZAR SEU IMPACTO NEGATIVO SOBRE O PLANETA

13.set.2018

Trouxemos aqui mais cinco hábitos para você adotar que vão trazer mais sustentabilidade ao meio ambiente! Confira os outros 5 hábitos nesse post anterior.

  1. Faça coleta seletiva de lixo;

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos, previamente separados por seu gerador, de acordo com sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo cidadão, empresa ou instituição e disponibilizados para coleta separadamente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantar a coleta seletiva é obrigação dos municípios. Os planos de gestão devem conter as metas referentes a esse tipo de coleta.

A importância desse tipo de coleta está nas diferenças empregadas no processo de reciclagem de cada tipo de material. À medida em que se misturam os materiais, a reciclagem se torna economicamente inviável. Desse modo, para facilitar os processos de reciclagem, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que haja no mínimo a separação entre os resíduos sólidos recicláveis secos (metais, papel, papelão, embalagens tetrapak, plásticos e vidros) e os rejeitos (resíduos não recicláveis tais como fraldas, cotonetes, absorventes e outros resíduos de limpeza).

Além dessa separação, é preciso que haja a correta segregação dos resíduos orgânicos (restos de alimentos e resíduos de jardim, por exemplo). Quando misturados aos outros resíduos, prejudicam a reciclagem e são impossibilitados de ser encaminhados para produção e adubos ou compostagem.

  1. Plante uma árvore;

Você sabia que uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia? Com essa informação é possível imaginar o impacto de uma árvore na prevenção de enchentes, por exemplo! Além da água, as plantas absorvem nutrientes provenientes de material orgânico (como fezes de animais).

Por outro lado, folhas e frutos das árvores servem de alimento para outros animais. E dessa maneira o ciclo se renova e recomeça. Ao plantar uma árvore você ajuda a prevenir o aquecimento global, a desertificação, além de reforçar a produção de produtos comerciais, alimentos e fibras.

Mas a melhor vantagem em se plantar uma árvore é a qualidade de vida que elas proporcionam. Por garantirem a descontaminação da atmosfera e oferecerem sombra e frutos, uma maior quantidade de árvores confere às cidades indicações de alto índice de qualidade de vida e condições de moradia.

  1. Ande mais de bicicleta;

Mesmo que eventualmente, procure andar cada vez mais de bicicleta. Dessa forma você consegue economizar dinheiro (combustível, estacionamento, seguro, IPVA, mecânico…) e melhorar sua saúde. Associada a esse hábito está a diminuição de estresse, mudança de humor (para melhor), aumento de produtividade no trabalho…

Quanto ao meio ambiente, você deixa de poluir o ar quando utiliza uma bicicleta em detrimento de um veículo com motor à combustão. Em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, a poluição dos carros chega a matar até 20 pessoas por dia!!

 

 

 

  1. Evite usar produtos que tenham CFC;

A sigla CFC significa “clorofluorcarbono”. Esses compostos são substâncias artificiais que por muitos anos foram utilizadas na indústria de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis e extintores de incêndio.

O grande problema associado a esses compostos é que eles têm capacidade de destruir a camada de ozônio. Essa camada situa-se entre aproximadamente 15 e 50km de altitude em relação ao nível do mar e nos ajuda absorvendo boa parte das radiações ionizantes provenientes do sol.

  1. Só imprima o que for necessário;

Quando manuseamos uma simples folha de papel A4, normalmente não temos ideia da dimensão do processo industrial. Você sabia que para fabricar apenas uma folha dessas são utilizados em média 10 litros de água? E 0,013% do tronco de um eucalipto? Isso significa que um tronco inteiro é capaz de produzir 7550 folhas de papel.

Porém, o consumo de papel de cada brasileiro se aproxima dos 50kg por ano, ou seja, 10.600 folhas de papel A4. Anualmente, cada pessoa consome quase uma árvore e meia de eucalipto (e somos mais de 200 milhões de brasileiros). Cada brasileiro consome, também, só com papel, cerca de 106 mil litros de água por ano.

Portanto, substituir livros por e-books, evitarmos usar fotocopiadoras e impressoras, ler apresentações, contratos, estudos e pesquisas em suas versões digitais acabam sendo atitudes que avançam muito em direção à sustentabilidade do planeta!

 

Para conhecer mais sobre a Ação Consultoria Ambiental entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou ligue para (41)3028-6798.