5 HÁBITOS PARA SALVAR O PLANETA TERRA

17.ago.2018

Economize combustível no veículo;

Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural. O motivo de serem chamados “fósseis” é que a sua formação foi há milhões de anos. Sua queima libera na atmosfera um material que estava estocado por muito tempo. Dessa forma isso acarreta num desequilíbrio ambiental. Uma das principais fontes de poluição proveniente da queima desses combustíveis é justamente o uso de automóveis com motores à combustão.

Para minimizar esses impactos, portanto, você deve evitar ficar com o veículo parado e motor ligado, pois isso é sinônimo de queima desnecessária de combustível. Escolha sempre os veículos mais leves e econômicos e regule periodicamente o seu motor. Lembre-se, portanto, de manter a calibragem correta dos pneus e evite dirigir em velocidades maiores com os vidros abertos. Tudo o que deixa o seu carro mais pesado vai exigir mais do motor e consequentemente vai lançar mais poluentes ao meio ambiente.

  • Economize água no banheiro, cozinha e jardim,

O relatório da ONU , apresentado no 8o Fórum Mundial da Água, em Brasília, alerta que, por pelo menos um mês, 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050. Esse número corresponde à metade da população mundial estimada para a data. Portanto, é fundamental que adotemos atitudes que permitam o uso racional da água.

Você sabia que uma torneira pingando pode significar cerca de 1380 litros de água por mês? Você deve, então, além de se certificar que as torneiras estão sempre bem fechadas, evitar escovar os dentes, se barbear ou até mesmo se ensaboar com a torneira aberta. Esses simples hábitos podem reduzir seu consumo de água em até 3 vezes! Na cozinha, por exemplo, você pode reaproveitar a água de cozimento de alguns alimentos para regar plantas. Assim como no jardim. Use sempre um regador evitando usar mangueiras.

  • Tenha sua própria sacola,

No mundo, são consumidas aproximadamente um milhão de sacos plásticos por minuto.  Na maioria das vezes eles são utilizados apenas uma vez e então descartados. Eles são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água em bueiros e córregos. Dessa forma, contribuem para a retenção de lixo e inundações em períodos de chuva, por exemplo.

Guardadas as devidas proporções, é possível ter ideia da dimensão dos impactos causados por você baseando-se nesses dados sobre consumo de sacolas nos Estados Unidos. Você sabia que uma família americana média de quatro pessoas joga fora cerca de 1500 sacolas plásticas por ano? Cada uma dessas sacolas pode demorar até 400 anos para se decompor no meio ambiente.

  • Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia,

Esse ato corriqueiro é altamente prejudicial ao meio ambiente e à rede de esgoto. É um hábito que pode encarecer o tratamento de resíduos em até 45%. O óleo, como é imiscível à água e menos denso, forma uma película que prejudica a passagem de oxigênio para dentro do líquido. Dessa forma, diminui a quantidade de bactérias capazes de remover os poluentes biodegradáveis. Um litro de óleo tem capacidade de poluir até 1 milhão de litros de água. Isso equivale ao consumo de uma pessoa num período de 14 anos! Ao invés de jogar o óleo nos ralos, você pode destinar a empresas que produzam sabões orgânicos ou até mesmo produzir o seu próprio sabão.

  • Substitua suas lâmpadas por LED,

 As lâmpadas fluorescentes compactas oferecem a mesma quantidade de luz que as incandescentes, duram 10 vezes mais e gastam em média 80% menos energia. As lâmpadas de LED gastam ainda menos energia, porém acabam tendo um preço mais alto no mercado. Além de todos esses benefícios econômicos, as lâmpadas fluorescentes e as de LED têm uma vida útil muito maior. O que acaba gerando, portanto, menos lixo. Mas mais importante ainda é que você incentive e utilize sempre que possível a luz natural. Sempre que puder utilize uma fonte de energia elétrica renovável e limpa (como a energia solar).

 

Para conhecer mais sobre a Ação Consultoria Ambiental entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou ligue para (41)3028-6798.