DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Dia 5 de junho de 1972, em Estocolmo, foi iniciada a primeira Conferência da ONU sobre o meio ambiente. Desde então, foi estabelecido que fosse comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta data. O objetivo é incentivar a promoção de atividades que visam proteção e preservação do meio ambiente. A cada ano é estabelecido um tema central para a comemoração da data. Em 2018 esse tema é “Acabe com a Poluição Plástica”.
Estima-se que a quantidade total de plástico já produzida pela humanidade chegue a mais de 8 bilhões de toneladas e que metade dessa massa foi produzida nos últimos 13 anos. Pesquisadores da Universidade da Califórnia estimaram em 2015 que cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão para os oceanos POR ANO. Atualmente, segundo estudos, há, no mundo, resíduos plásticos suficientes para cobrir um país do tamanho da Argentina.
Estima-se, também, que cerca de 90% do plástico já reciclado é reutilizado apenas mais uma vez, enquanto uma garrafa PET tem potencial de ser reciclada até 20 vezes. A indústria química moderna já trouxe diversas alternativas biodegradáveis ao plástico. Mas o custo de fabricação não torna, na maioria das vezes, economicamente viável a troca de material não-biodegradável pela alternativa menos danosa ao meio ambiente.
O primeiro passo para reduzir o seu impacto nisso tudo é o consumo consciente. É preciso ter em mente que todo consumo tem um impacto (no meio ambiente, na economia, nas relações sociais…). Portanto, ter consciência desses impactos e sabendo escolher de quem comprar, como usar e descartar os materiais é possível minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos.
Separamos aqui 5 dicas para você se tornar um Consumidor Consciente:
- Planeje suas compras;
Ao ser impulsivo, você acaba comprando coisas de que não precisa. Isso nos leva à próxima dica:
- Consuma apenas o necessário;
- Separe seu lixo;
Ao separar o lixo você contribui com a economia de recursos naturais e com a redução da degradação ambiental!
- Conheça e valorize as práticas de responsabilidade ambiental das empresas;
Não considere apenas a qualidade do produto. Valorize as empresas que se preocupam em diminuir seu impacto negativo no meio ambiente! (Alguns bares de Curitiba-PR já aboliram o uso de canudos descartáveis!)
- Divulgue o consumo consciente.
Então adote uma postura ativa, dê o exemplo. Sugira e cobre das empresas uma política ambiental que vise o melhor relacionamento com o meio ambiente e recursos naturais possível! Divulgue ideias, blogs e leituras, por exemplo.