DIA DO CONSUMO CONSCIENTE
PARA QUE UM DIA VOLTADO AO CONSUMO CONSCIENTE?
No Dia do Consumo Consciente é preciso chamar atenção da população sobre a necessidade de respeitar os limites do planeta. Precisamos nos informar sobre escolhas mais sustentáveis e lembrar da forma correta de descartar os resíduos. O consumo consciente está diretamente ligado ao nosso estilo de vida.
O Ministério do Meio Ambiente trabalha com o Plano Nacional de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Esse plano, lançado em 2011, é um documento norteador que direciona o Brasil para padrões mais sustentáveis de produção e consumo. O PPCS contempla uma série de ações, focando esforços em seis áreas principais:
- – Educação para o Consumo Sustentável;
- – Varejo e Consumo Sustentável;
- – Aumento da reciclagem;
- – Compras públicas sustentáveis;
- – Construções Sustentáveis &
- – Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.
A data de 15 de outubro foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, com a proposta de despertar a consciência nos consumidores sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando.
O PLÁSTICO COMO PROBLEMA AMBIENTAL
De acordo com a ONU, 80% da poluição dos oceanos é proveniente dos cidadãos. Dos resíduos que flutuam no mar, cerca de 95% é plástico. Há mais de 5 mil milhões de fragmentos de plástico nos oceanos, resultando um peso superior a 250 mil toneladas.
Mas como diminuir a sua contribuição na poluição? O primeiro passo é repensar sobre a real necessidade de adquirir determinado produto. Comece pelo mais simples e que afeta menos a sua rotina. Por exemplo: você precisa mesmo utilizar canudos de plástico? Copos, pratos e talheres descartáveis? Repense os itens do seu dia-a-dia e dê prioridade a objetos feitos com plásticos reciclados.
A reciclagem é uma forma de reaproveitar matérias primas descartadas, de modo a diminuir a quantidade de resíduos provenientes de produtos consumidos pelo homem. Desde a década de 70 a quantidade de lixo produzida pelo homem desperta preocupação na comunidade científica. Estima-se que a humanidade produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico nos últimos 65 anos, mas reciclou apenas 9%
Hoje, no Brasil, quase metade das cidades não têm plano integrado para o manejo do lixo. Esse plano deve incluir, por exemplo, metas de redução de rejeitos via reciclagem, reutilização de materiais, gerenciamento e transporte do lixo etc. Tenha você uma maneira de reduzir o plástico em sua vida! Comece pelos canudos e sacolas plásticas de supermercado. Promova a coleta seletiva e substitua objetos descartáveis pelos duráveis.
Para saber mais sobre gerenciamento de resíduos, entre em contato através do telefone (41)3029-6798 ou acesse nossas redes sociais (Facebook, Iinstagram ou LinkedIn).