Dicas de como contribuir com a proteção das montanhas do Himalaia

7.fev.2019

Pequenas atitudes podem fazer a diferença!

Até 2100, mais de 60% das geleiras do Himalaia poderão derreter. Isso se dá por conta do ritmo acelerado das emissões de COe do aquecimento global. Esse derretimento coloca em risco, portanto,  a sobrevivência de centenas de milhões de pessoas, provocando desde o aumento da poluição do ar até a intensificação dos fenômenos meteorológicos extremos.

A região do Himalaia é considerada por estudiosos como um “terceiro polo da Terra” (acompanhando a Antártida e o Ártico). São 4,2 milhões de quilômetros quadrados de montanhas congeladas, abrangendo 8 países, entre eles a China e a Índia. Portanto, esta área abriga diversas vastas reservas naturais e bacias hidrográficas que abastecem pelo menos 240 milhões de pessoas que vivem nas montanhas.

Beneficiando-se direta ou indiretamente dos recursos da região, há mais de 4 bilhões de pessoa. O derretimento traria prejuízos, então, ao turismo, ao fluxo de rios, à qualidade da água da região, aumentaria os riscos de deslizamentos de terras e desastres naturais. Estudos estimam que, mesmo se a redução nas emissões de gases do efeito estufa alcance as metas estabelecidas no Acordo do Clima de Paris, ao menos 1/3 das geleiras da região do Himalaia derreterá até o final deste século.

O que fazer

Reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO­­­2), metano (CH­4) e óxido nitroso (N2O), que são os principais gases do efeito estufa, deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Por isso, abaixo separamos algumas dicas práticas para reduzir as emissões e contribuir para salvar o planeta!

EM CASA

  1. Manter a panela centralizada na boca do fogão faz com que ela aqueça mais rápido;
  2. Chuveiros elétricos chegam a um saldo de até 4x maior de emissão de gases que os chuveiros aquecidos a gás. Portanto, dar preferência aos chuveiros a gás!
  3. Usar o varal para secar as roupas em detrimento das secadoras economiza até 3kg de gases que seriam emitidos pelo eletrodoméstico.

    RESÍDUOS

  1. Fazer coleta seletiva e promova a reciclagem;
  2. Procurar fazer compostagem de materiais orgânicos;

       TRANSPORTE

  1. Sempre que possível, trocar a vigem de carro pela ida a pé ou de bicicleta;
  2. Evitar estar sozinho em um carro que comporta mais pessoas. Para isso, oferecer caronas ou utilizar transporte coletivo;
  3. Fazer revisão dos carros e calibrar os pneus frequentemente.

 

Para conhecer mais sobre a Ação Consultoria Ambiental entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou ligue para (41)3028-6798, se você é de Curitiba ou região. Se está no litoral de Santa Catarina, ligue para (48)99619-4926.