(41) 3029-6798

Qual a qualidade da água que você consome?

Nós temos a resposta para essa pergunta.

Você sabe se sua água está potável?

Água Potável é aquela que atende ao padrão de potabilidade determinado pela Portaria de Consolidação nº5 do Ministério da Saúde, a fim de não oferecer riscos à saúde. A água que abastece nossas casas chega através de fontes naturais como poços artesianos ou diretamente das companhias de saneamento. Porém, a partir do cavalete de entrada, a responsabilidade pela qualidade da água é inteiramente do consumidor. Dessa maneira, é preciso se certificar de que a nossa água está potável!

Por que realizar a análise da água?

A melhor maneira de garantir que a água que você e seus familiares consomem não transmita nenhum tipo de doença ou contenha algum agente* em desconformidade com a Portaria de Consolidação nº5 do Ministério da Saúde é com uma análise físico-química e bacteriológica laboratorial.

Com o Águanálise, você pode analisar a água que consome e confirmar se ela se enquadra ou não nos padrões de potabilidade.

Garanta a saúde das pessoas que consomem esta água.

Os possíveis agentes são:

Agentes Químicos

A água potável pode conter íons e elementos químicos em sua composição, tais como cloro, ferro, alumínio, flúor etc. Porém, existem quantidades máximas permitidas.

Agentes Físicos

Fatores como temperatura e radioatividade podem interferir na qualidade da água. Esses agentes serão analisados por nós da Ação Consultoria Ambiental.

Agentes Biológicos

Os agentes biológicos consistem em microrganismos e bactérias, principalmente aquelas com potencial patogênico - tais como coliformes fecais.

Parâmetros analisados

Uma ampla gama de características e compostos podem ser encontrados na água e afetar sua qualidade. Sendo assim, serão realizados testes físicos, químicos e microbiológicos descritos abaixo:

Cor

Resulta da existência, na água, de substâncias em solução; pode ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos.

Turbidez

Presença de matéria em suspensão na água, como argila, silte, substâncias orgânicas finamente divididas, organismos microscópicos e outras partículas.

Odor

Resultam de causas naturais (algas; vegetação em decomposição; bactérias; fungos; compostos orgânicos, tais como gás sulfídrico, sulfatos e doretos) e artificiais (esgotos domésticos e industriais).

pH (potencial hidrogeniônico)

Representa o equilíbrio entre íons H+ e íons OH; varia de 7 a 14; indica se uma água é ácida (pH inferior a 7), neutra (pH igual a 7) ou alcalina (pH maior do que 7).

Sólidos dissolvidos totais

Material que passa através do filtro. Representam a matéria em solução ou em estado coloidal presente na amostra.

Coliformes e Escherichia Coli

São indicadores de presença de microrganismos patogênicos na água; os coliformes fecais existem em grande quantidade nas fezes humanas e, quando encontrados na água, significa que ela recebeu esgotos domésticos, podendo conter microrganismos causadores de doenças.

Cloro

O cloro é um elemento químico que serve como desinfetante e é adicionado à água de abastecimento público para eliminar agentes patogênicos causadores de doenças. Porém, é altamente tóxico em altas concentrações, podendo causar desde eczemas e inflamações de pele até danos celulares cancerígenos.

Como funciona

Você sabia que sua água pode estar contaminada? Com o nosso serviço, você descobre facilmente a qualidade da água que você está consumindo e garante a sua saúde.

Receba o Kit de Análise em seu endereço

Siga as instruções para a coleta da água

Encaminhe via Correios para a Ação Consultoria Ambiental

Receba o laudo técnico em até 10 dias

Sobre o envio

Ao receber o seu AguaNálise, você encontrará todas as instruções de como realizar a coleta, bem como a maneira correta de armazenamento. Após esta primeira etapa, a amostra deve ser enviada imediatamente via SEDEX para o endereço que irá constar na ficha de orientações.

Sobre o laudo

Após o recebimento, as amostras serão encaminhadas ao laboratório para realização das análises que estão no escopo do aguanálise. Todos os parâmetros são analisados de acordo com os métodos propostos pela Standard Methods of the Examination of Water and Wastewater. O laudo é enviado via e-mail em até 10 dias do recebimento das amostras, com as conclusões e comentários técnicos comparando-os com a legislação vigente;

Faça o teste da sua água

A partir de R$

99

,00

À vista no boleto ou transferência para conta corrente

Para fazer seu teste é simples, basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Entre em contato

PERGUNTAS FREQUENTES

Realizar a análise de água consumida é de extrema importância, pois ela pode conter contaminantes e microrganismos que podem comprometer sua saúde.

Após a confirmação do pagamento, o kit será enviado para o seu endereço. Nele constam todas as orientações técnicas para realização da coleta e reenvio da amostra. 

Nosso laboratório receberá as amostras e, dentro de 10 dias, enviaremos a você um e-mail com o laudo e as conclusões técnicas das análises realizadas, comparando-as com a legislação vigente quanto à potabilidade. 

Pode sim. 

Cada kit serve para analisar apenas um ponto de coleta (exemplo: poço artesiano, água da torneira etc).  Se você deseja analisar mais de um ponto, basta solicitar à nossa equipe de atendimento a quantidade de kits necessária.

Após a realização das análises , nossa equipe irá repassar a você todos os resultados apresentados. No laudo, haverá comparações dos valores com a legislação federal vigente (que determina se a água está potável ou não, através de padrões referenciais).

O laudo é válido para fins de monitoramento e verificação. Se o órgão em questão fizer solicitações específicas, é preciso se certificar se o laudo vai atender a essas solicitações.

Contate nossa equipe para eventuais dúvidas.