Água de Reuso

2.out.2018

A água é um recurso renovável, graças ao ciclo hidrológico. É também um recurso limpo e extremamente seguro quando reciclada por meio de sistemas naturais. Porém, por meio da ação antrópica, acaba sendo deteriorada a diferentes níveis de poluição. No entanto, uma vez poluída, a água pode ser recuperada e reutilizada para diversos fins. Torna-se, então, água de reuso. Pode, ainda, manter algumas características que uma vez a tornaram inutilizável (claro que em níveis amenizados) para diversos fins benéficos. As características finais da água dependem sempre do objetivo do seu uso.

A qualidade e pureza desejável a se atingir após o tratamento de água poluída devem ser determinados a partir de seus usos específicos. Dessa forma, os critérios de segurança e custos de operação e manutenção a ser adotados são facilmente determinados.

Os custos elevados da água industrial associados às demandas crescentes têm levado as indústrias a avaliar as possibilidades internas de reuso e a considerar ofertas de companhias de saneamento para a compra de efluentes tratados a preços inferiores aos da água potável dos sistemas públicos de abastecimento. A água produzida pelo tratamento de efluentes secundários é, atualmente, um grade atrativo para abastecimento industrial a custos razoáveis. A proximidade de estações de tratamento de esgotos às áreas de grande concentração industrial contribui para a viabilização de programas de reuso industrial, uma vez que permite adutoras e custos unitários de tratamento menores.

Usos industriais com maior potencial de aproveitamento da água de reuso:

  • Torres de resfriamento;
  • Caldeiras;
  • Construção civil (incluindo preparação e cura de concreto e para compactação do solo);
  • Irrigação de áreas verdes de instalações industriais, lavagens de pisos e alguns tipos de peças (principalmente na indústria mecânica);
  • Processos industriais em geral.

Dentro do critério de estabelecer prioridades para usos que já possuam demanda imediata e que não exijam níveis elevados de tratamento, é recomendável concentrar a fase inicial do programa de reuso industrial em torres de resfriamento.

Esgotos domésticos tratados têm sido amplamente utilizados como água de resfriamento em sistemas com e sem recirculação. Os esgotos apresentam uma pequena desvantagem em relação às águas naturais pelo fato de apresentarem temperatura um pouco mais elevada. Porém a oscilação da temperatura é muito menor, por serem utilizados em sistemas fechados. Evita-se, assim, que as condições do meio interfiram na temperatura.

Água de reuso já é considerada prioridade em diversas indústrias, pois promove economia de recursos, principalmente no longo prazo. Para um tratamento seguro e de qualidade, contrate profissionais qualificados e com experiência no ramo. A Ação Consultoria Ambiental está há 13 anos no mercado, trazendo as melhores soluções ambientais para diversos clientes. Entre em contato conosco pelas redes sociais, pelo telefone (41)3029-6798 ou mande um e-mail para [email protected].