Conheça os diferentes tipos de auditoria ambiental

20.jun.2017

Entenda como a auditoria ambiental a identificar o cumprimento das leis ambientais

Há tempos a sustentabilidade deixou de ser apenas teoria e tornou-se um modelo de gestão. Cada vez mais empresas de todos os ramos ajustam-se às legislações ambientais no intuito de diminuir seu impacto sobre a natureza. Mas nesse processo alguém precisa verificar se as empresas estão realmente cumprindo o que seu “marketing verde” (leia-se ecologicamente correto) anda exaltando – e é aí que entra a importância da auditoria ambiental.

 

Baseando-se na legislação brasileira, afirma-se que a auditoria ambiental pode ser definida como um procedimento sistemático através da qual organizações analisam e avaliam sua adequação aos critérios ambientais preestabelecidos. Elas podem ser realizadas por três entes: órgãos fiscalizadores, entidades de controle externo e empresas privadas.

 

 

Auditorias de órgãos fiscalizadores tem como finalidade a fiscalização de atividades relacionadas ao atendimento da legislação ambiental, concessão de licenças, apuração de denúncias, quantificação e qualificações de danos, entre outros.

 

Já as auditorias em entidades de controle externo, além de servir como critério para a concessão de financiamentos, verificam se os investimentos públicos estão em conformidade.

 

E as empresas privadas, por sua vez, utilizam sete tipos de auditoria ambiental:

 

Auditoria de Avaliação de Desempenho

Tem como objetivo principal avaliar a empresa com base em indicadores ambientais como o consumo de água, energia, geração de resíduos, etc.

 

Auditoria de Conformidade Legal (Compulsória)

Avalia se a empresa está adequada às normas ambientais aplicáveis à sua área de atuação. É um processo utilizado, normalmente, como uma preparação para requerimento de licenças ambientais ou uma forma de prevenção para multas.

 

Auditoria de Responsabilidade

Tem como finalidade investigar se existem passivos ambientais que podem interferir no processo de compra e venda de alguma organização.

 

Auditoria de Descomissionamento

Verifica riscos para a população ou para o meio ambiente após o fechamento de algum tipo de indústria.

 

Auditoria Pós-acidente

Tem como objetivo a verificação de causas, responsáveis e a possibilidade de recorrência de acidentes ambientais.

 

Auditoria de Cadeia Produtiva

Auditoria realizada em toda a cadeia produtiva de um determinado produto, incluindo serviços relacionados.

 

Auditoria de Sistema de Gestão

Realizada para adequar, verificar ou certificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.

 

A Ação Consultoria Ambiental tem grande experiência em auditorias ambientais, sobretudo na condução de auditorias para avaliação de adequação à legislação ambiental promovendo um conjunto de ações voltadas para a minimização de impactos ambientais gerados pelo empreendimento.

 

Por outro lado, é uma ação de prevenção e que evita aborrecimentos no futuro, pois analisa as necessidades de cada cliente levando em conta os potenciais impactos da atividade a fim de estabelecer um conjunto de medidas mitigadoras de danos ambientais.

 

Entre em contato e tire suas dúvidas pelo telefone (41) 3029-6798 ou pelo e-mail: comercial@acaoconsultoriapr.com.br.